A transformação nossa de cada dia

Blog

Quantas vezes já falamos a frase: “mudar é preciso” ao longo da nossa vida? Já escutamos falar da palavra “resiliência” inúmeras vezes, da necessidade de se re-inventar quando o cenário se modifica e da frase: “cobra parada não engole sapo”?

Pois é, apesar do nosso cérebro gostar de atividades repetidas e das rotinas, nós sabemos que precisamos mudar e se adaptar, principalmente neste cenário que estamos vivendo de pandemia. Quem espera que “tudo acabe logo e que volte tudo ao normal” precisa rever urgentemente seus conceitos!

Nada será mais como antes: as relações com o trabalho será diferente, veremos as amizades e as pessoas de uma forma diferente, absolutamente TUDO vai mudar.

Chegamos a um ponto decisivo deste nosso isolamento social e da quarentena. Eu já fiz o balanço das minhas mudanças e estou investindo tempo em aprender o que acontecerá de novo no mercado no qual eu atuo.

Sou consultor e palestrante, especializado em Liderança, Negociação e Vendas. Até acontecer a pandemia no mundo, eu estava completamente focado nas minhas facilitações presenciais nas empresas e aulas nas faculdades. Não dava importância ao “mundo online” e só me conectava com ele quando algum cliente solicitava uma reunião via Teams, Zoom, Webex, Hangout entre outros tantos meios para reuniões virtuais.

De repente eu me vi com as aulas canceladas, compromissos reagendados mas sem data prevista, ou seja, um CAOS na minha maneira de trabalhar. O que fazer? Em um primeiro momento, como todo ser humano, fiquei pensando o que fazer, quais cursos deveria fazer, livros que poderiam me ajudar e pessoas que já dominavam este tal “mundo online”.

Quero confessar a vocês que demorou e não posso falar que muito ou pouco: foi o tempo necessário para que eu despertasse e pudesse ver que, mesmo voltando as atividades após a quarentena, os meus clientes não serão mais os mesmos, pois a facilitação online pode reduzir custos e ganhar escala no processo de aprendizagem das empresas.

Agora então, não estava apenas me adaptando a uma forma de trabalhar e ganhar dinheiro na quarentena: eu estava me preparando para VIVER este novo mundo!

Horas e horas de dedicação, muitas dúvidas, alguns erros nas facilitações e aulas virtuais, nervosismo como se fosse a primeira fez habitaram e ainda habitam este meu mundo. Mas agora vem aquela frase “o que não nos mata, nos fortalece” e que só assim acredito que sairei mais forte desta história. Se você não fizer nada para “sair mais forte”, esta frase servirá apenas como uma frase de efeito que não fará sentido em sua vida ao final deste ano.

O que você quer contar para seus netos sobre esse período complicado que estamos vivendo? O que você quer que eles contem para os amigos deles no futuro? Que foram dias de aprendizados, convívio em família, momentos de amor e alegria? Ou que foram momentos de gritaria em casa, desorganização, todo mundo brigando e se desrespeitando o tempo todo? De quem é a escolha?

Digo a vocês neste artigo sobre mudança que mudar não é nada fácil! Quem falar que é fácil não sabe o que é mudar. Mudança passa por abrir mão de velhas práticas, estudar o novo diversas vezes (se for preciso, milhares de vezes), trabalhar sábado e domingo se necessário, participar de vários fóruns de debate com pessoas que pensem diferente de você, assistir a centenas de vídeos no YouTube de boas práticas, etc, etc, etc. UFA! Dá ou não dá um trabalho danado?

Eu estou muito feliz com tudo o que estou aprendendo e já fiz minha lista de assuntos e temas que vou implementar quando o Novo Mundo chegar, mas não é uma lista de “final de ano”. Estou me preparando, estudando novos conteúdos, plataformas novas, lançando cursos online, fazendo lives e webinários, dando aulas interativas e correndo muito para me adaptar.

E você? O que você está fazendo no dia-a-dia para receber este Novo Mundo que vai chegar em breve? Já fez a sua lista de mudanças? O que você aprendeu de novo nestes meses? Como está a relação com as pessoas que está convivendo com você em casa? O que você vai fazer e quem será você quando tudo isto terminar?

Ótima semana a todos!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Data de publicação :

20/05/2020

Categorias :

Compartilhe este post :